Artigos Científicos

Shock wave therapy induces neovascularization at the tendon–bone junction. A study in rabbits

Artigo publicado no Journal of Orthopaedic Researchestudou os efeitos das ondas de choque na neovascularização e melhora da circulação sanguínea.

Principles of Shock Wave Therapy

Artigo publicado no Current Orthopaedic Practice sobre os princípios físicos do uso das ondas de choque no tratamento de patologias músculo-esqueléticas.

An overview of shock wave therapy in musculoskeletal disorders

Resumo histórico, princípios do tratamento pelas ondas de choque, e resumo sobre algumas das evidências sobre patologias tratáveis.

Extracorporeal Shock Wave Therapy for the Treatment of Chronic Calcifying Tendonitis of the Rotator Cuff: A Randomized Controlled Trial

Ensaio clínico randomizado com 144 pacientes encontrou que as ondas de choque ajudam no controle da dor, mobilidade e diminuição da calcificação na tendinopatia calcificada do ombro.

Shock wave therapy for chronic proximal plantar fasciitis.

Ensaio clínico randomizado com 302 pacientes com fascíte plantar crônica encontrou que a terapia por ondas de choque foi eficaz no tratamento de dor e funcionalidade para estes pacientes, sendo uma importante opção a ser considerada.

Shock-wave therapy is effective for chronic calcifying tendinitis of the shoulder

Ensaio clínico randomizado com 195 pacientes com tendinopatia do ombro. As ondas de choque foram mais eficazes que o tratamento padrão no alívio da dor para estes pacientes.

Shock Wave Application for Chronic Plantar Fasciitis in Running Athletes
A Prospective, Randomized, Placebo-Controlled Trial

Estudo avaliando eficácia das ondas de choque em 45 atletas (corredores) com fascíte plantar crônica intratável, que receberam 3 sessões de tratamento. Os pesquisadores encontraram diferença significativa na redução da dor de 6.9/10 para 2.1/10 no grupo do tratamento real.

Extracorporeal Shock Wave Therapy without Local Anesthesia for Chronic Lateral Epicondylitis

Ensaio clínico randomizado com 114 pacientes com epicondilite lateral crônica. Os pesquisadores encontraram que as ondas de choque são eficazes e seguras no tratamento da epicondilite lateral, com redução significativa de mais de 50% da dor em 61% dos pacientes.

Effectiveness of Radial Shock-Wave Therapy for Calcific Tendinitis of the Shoulder: Single-Blind, Randomized Clinical Study

Ensaio clínico randomizado com 90 pacientes com tendinopatia do ombro, avaliando a eficácia do tratamento das ondas de choque, com redução significativa da dor e melhora da funcionalidade do ombro, sem efeitos adversos.

Diagnosis and therapy of Myofascial Pain Syndrome with focused shock waves (ESWT)

Artigo avaliando o diagnóstico e opções de tratamento para a Síndrome Dolorosa Miofascial, causa comum de dor músculoesquelética, e como a terapia por ondas de choque pode ajudar no tratamento desta patologia.

The Effect of Extracorporeal Shock Wave Therapy on Myofascial Pain Syndrome

Estudo de 2012, avaliando 30 pacientes com dor miofascial no músculo trapézio (região cervical). Os pesquisadores encontraram que a TOC foi tão eficaz quanto o agulhamento seco no alívio da dor e melhora da amplitude de movimento cervical;.

Extracorporeal Shock Wave Therapy for the Treatment of Chronic Pelvic Pain Syndrome in Males: A Randomised, Double-Blind, Placebo-Controlled Study

Artigo avaliando a eficácia da terapia por ondas de choque para dor pélvica crônica em homens. Ensaio clínico randomizado com 60 pacientes encontrou que a TOC aliviou a dor e qualidade de vida.